domingo, 21 de fevereiro de 2010

ATRAÇÕES TURÍSTICAS DE TIBAU DO SUL

FONTE: SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TIBAU DO SUL-RN


Barracas na praia de Tibau do Sul - Foto Tito Rosemberg


1- Malembá:Deserta por excelência, bela e intocada. Junto ao mar aberto, éreta,com recifes, ondas fracas, areia clara e fofa. O trecho voltadopara aLagoa de Guaraíras tem um pequeno ancoradouro. O acesso é feitoporbalsa vindo de Tibau do Sul, e a travessia dura uns 10 minutos.Boapara pesca e tem sido muito procurada ultimamente para kitesurf. Fazparte do município de Senador Georgino Avelino, ummunicípioquase inexplorado no quesito praias. Como outras áreas daregião, possuireservas de mata atlântica, mangues e lagoas. Na sede domunicípio, vocênão pode deixar de visitar o mirante do Bar da Ostra,de onde sevislumbra um dos mais belos visuais do litoral potiguar, comexuberantesmanguezais, a Lagoa da Guaraíras e a Praia de Malembá.Existem algunspasseios de barco que levam até Georgino Avelino.

2- Tibau do Sul: Combarracas de praia, praia para a Lagoa de Guaraíras e para o mar. Apraiaencanta pela simplicidade e hospitalidade genuína do seu povo.Idealpara se ir com a família ou com os amigos para se refrescar comumabebida gelada e provar um peixinho fresco. Na parte mais sul apraia éabrigada sob falésias altas, bastante sossegada.

3 - Lagoa de Guaraíras:Mede cerca de 7Km de comprimento e largura variando entre 1,4Km a2,OKm.Esse belo recanto oferece a possibilidade de conhecer osmanguezais, osviveiros de camarões, fazer observação de golfinhos namaré alta,ver ospescadores tarrafeando e comer um peixinho frito noponto de encontrodos pescadores. Numa ilha no centro da lagoa pode seravistada a torreda igreja da antiga Tibau. Sugerimos ir ao local comtempo para ver umcinematográfico pôr-do-sol às margens da lagoa eapreciar o surgimentoda lua, um deleite para os românticos.

4 e 5 - Praia do Giz e da Bóia: Boas para a prática do surf uma boa caminhada ou cavalgada. Praticamente deserta.

6- Cacimbinha:Não deixe de apreciar a vista belíssima do alto das falésias.Areiasbrancas e fofas, conchas, pedras e dunas. Apesar das barracas depraiaé bastante sossegada. Acesso por escadas. Parada obrigatória antesdese chegar a Pipa com a melhor vista geral da região. Se subir asdunasàs 17h (a pé, a cavalo ou de buggy) pode-se apreciarsimultaneamente opor do sol na Lagoa de Guaraíras e o entardecer napraia.

7 - Pipa: Pipa é o distrito mais famoso de Tibau do Sul. Para conhecer Pipa e suas praias,



Casa do Artesanato - Sibaúma

Casa do Artesanato de sibaúma: labirinto, sisal, palha e barro.

Passeios de barco com consciência e informação em Pipa


O barcoExistemmuitas maneiras de conhecer a Pipa. E como cidade litorânea, famosa porsuas águas e praias, uma das melhores formas de experimentar o mar éestando dentro dele. Para isso, a equipe do Aventureirotem a melhor opção para ver as praias de Pipa de outro ângulo. São doispasseios de barco que mostram as águas e a cidade como ela é, linda eexuberante.

O embarqueOpasseio de barco do Aventureiro é composto por dois grandes barcos,chamados de "Minha Deusa" e "Malembar". O idealizador do passeio, oitaliano Danilo, passou por Pipa há alguns anos atrás velejando eresolveu fazer daqui seu lar, prevendo o potencial turístico do lugar.A partir daí começou a levar turistas para conhecer as lindas praias dePipa em seu barco.

A Praia do Amor com a Pedra do Moleque no canto esquerdoAtualmente,os passeios se dividem em Passeio das Praias e Passeio da Lagoa. OPasseio da Praia, com duracão de uma hora e meia, sai todos os dias apartir das 10:30 da manhã. Esse passeio sai da Praia do Centro, tambémconhecida como Praia do Porto, e desce até a altura da Praia do Amorpara avistar a Praia dos Afogados e o Chapadão. O interessante dessepasseio é o aspecto histórico. Na altura da Praia do Amor, de onde seavista a Pedra do Moleque, que tem um formato de barril, a guia explicao motivo que levou Pipa a ter esse nome. Para descobrir o motivo, émelhor fazer o passeio, pois a guia Vanessa e equipe são preparadospara informar o turista sobre as praias e a região, o que torna opasseio além de agradável, mais interessante.

Hora do mergulho na Praia do MadeiroObarco então segue para o Norte, em direção à Baía dos Golfinhos, ondeuma reserva faunística aquática foi criada para preservar a área dosgolfinhos que vivem nas águas de Pipa e Tibau do Sul. A reservafaunística inclusive foi resultado de um estudo feito pela UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte, em parceria com o barco Aventureiro quecedeu os barcos para pesquisa de campo dos pesquisadores dauniversidade. Aprovado recentemente pelo Poder Público local, a reservapermite avistar os golfinhos bem de perto. As bóias que delimitam areserva só permitem a entrada de dois barcos por vez e define que osmotores dos barcos sejam desligados enquanto estiverem no local. Para obom funcionamento do projeto, uma reunião foi feita em Pipa com todosos passeios de barco do local para que respeitem a rotina dos golfinhosda área.

Saindoda Baía dos Golfinhos, o passeio então segue para a Praia do Madeiroque também faz parte da reserva faunística. Lá, além de também observaros golfinhos bem de perto, o passeio dá uma parada para banho. Atranqüilidade das águas e a temperatura permitem que os turistas nadem,mergulhem ou fiquem flutuando tranqüilamente nas bóias que sãodisponibilizadas. A estrutura do barco permite que se saia e volte parao barco com facilidade através de uma escada que desce até a água.Nesse ponto, o passeio retorna à Pipa após uma hora e meia de diversão.

Passeio da Lagoa - O pôr do Sol visto da lagoa
Opasseio da Lagoa, diferentemente do Passeio das Praias, tem uma maiorduração e segue até a Lagoa Guaraíras em Tibau do Sul. A vista que setem dos barcos é sensacional, com as águas, a praia e as falésias de umângulo diferente do que estão acostumados os turistas que só vêem Pipada praia. É possível apreciar a cor branca das falésias na altura deTibau do Sul, e ver a entrada da Lagoa em Tibau sentindo o suavebalanço do mar no barco. Para completar, esse roteiro oferece bebidas eaperitivos distribuídos na embarcação.

Na Lagoa, o barco ancora numaespécie de praia, de onde é possível fazer várias fotos em um cenárioparadisíaco. A praia forma uma espécie de piscina natural protegida dascorrentes da lagoa e é possível nadar e mergulhar nas águas escuras dalagoa.

O pôr do solSeguimosentão para dentro da lagoa para conhecer os inúmeros criadouros decamarão da área. Na volta passamos em frente a uma pequena comunidadede pescadores chamada Georgino Avelino. A pequena vila vive basicamenteda pesca e da criação de camarões no local. A essa altura o sol já estáse pondo e voltamos então para o meio da Lagoa acompanhados por umespetáculo belíssimo do sol se pondo nas águas da lagoa ao longe. Nessahora, os turistas correm para o lado direito do barco para fazer fotosdesse quadro pintado pela natureza que foi generosa com Tibau do Sul ePipa e proporciona diariamente tal vista. E para presenciar essa vistadesse ângulo, apenas através de um dos ótimos passeios de barco doAventureiro.

Para conhecer os barcos e os passeios, entre em contato através dos telefones abaixo ou do website. www.aventureironautica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIBAU DO SUL

TIBAU DO SUL

Quem sou eu

Minha foto
SOU POLICIAL MILITAR DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, EXERCI A FUNÇÃO DE DELEGADO DE POLÍCIA NAS CIDADES DE APODI, FELIPE GUERRA,ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, SÃO MIGUEL, DR. SEVERIANO, TENENETE ANANIAS E MARCELINO VIEIRA, ALÉM DE TER TRABALHADO NAS CIDADES DE MOSSORÓ, AREIA BRANCA, SERRA DO MEL, CARAÚBAS E PAU DOS FERROS. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO. SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS (MOSSORÓ) E FLUMINENSE(RJ, TENHO A POLÍCIA MILITAR DO MEU ESTADO COMO UMA VERDADEIRA MÃE, TENDO EM VISTA QUE FOI NELA QUE PUDE CRIAR MEUS FILHOS E APRENDER UM MONTÃO DE COISAS BOAS.